Almada Negreiros – 130 anos. Exposição do Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros-Sarah Affonso, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

A exposição de materiais do acervo documental de Almada Negreiros depositado na NOVA FCSH (gerido pelo IHA e pelo IELT) é constituída por uma selecção de vários tipos de documentos que se encontram no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros-Sarah Affonso (CEDANSA), disponíveis para consulta e estudo. Inclui exemplos de manuscritos, de livros e periódicos significativos da biblioteca de Almada, de livros da sua autoria ou com capas por ele desenhadas, bem como fotografias, desenhos para publicar na imprensa, estudos preparatórios para obras públicas, ou recortes de imprensa guardados no espólio familiar. A exposição é uma pequena amostra da diversidade de documentos que se encontram à guarda da NOVA FCSH e que podem ser objecto de investigação.

COMEÇAR – leituras por Rita Durão, Rita Loureiro, Sofia Marques, Dinis Gomes

Começar é o título da última obra pública de Almada Negreiros, o painel de desenho inciso na Fundação Calouste Gulbenkian, terminado em 1969. É também uma palavra-chave na obra de Almada, que expressa um dos pressupostos das vanguardas do século XX: a de voltar ao início, começar do zero. Começar é também o nome escolhido para esta primeira abordagem a textos de Almada pelas actrizes Rita Durão, Rita Loureiro, Sofia Marques e o actor Dinis Gomes. Lerão um conjunto de poemas de Almada Negreiros pouco conhecidos e excertos de várias entrevistas do artista, nas
quais as suas ideias sobre arte e vanguarda perpassam com humor e ironia. Os textos que serão lidos são parte do acervo do artista à guarda da FCSH, que os actores visitaram. Começar é o início do projecto S.O.S. Aquela Noite — A partir da obra de Almada Negreiros da A Sul – Associação Cultural e Artística, com a parceria do IFILNOVA e do CEDANSA.

Consulte aqui o Programa da Conferência

Programa-Conferência