ESPÓLIO DOCUMENTAL ALMADA NEGREIROS-SARAH AFFONSO – HISTORIAL

2000/2001: Luis Manuel Gaspar (editor, revisor, especialista em literatura portuguesa, artista plástico) promove a reedição da Obra Literária de José de Almada Negreiros na editora Assírio & Alvim, convidando Fernando Cabral Martins (FCM) da NOVA FCSH e Mariana Pinto dos Santos (MPS), estudante de mestrado em História da Arte Contemporânea na NOVA FCSH para fazer parte da equipa. Luis Manuel Gaspar (LMG) e MPS procedem a uma primeira inventariação e arrumação de documentos do espólio à guarda da família na casa de Lisboa, bem como extensa investigação nos periódicos da Biblioteca Nacional de Portugal (BN) e Hemeroteca. Nessa altura já uma parte do espólio documental tinha sido depositada pela família na BN, onde ainda se encontra.

2001-2006: publicação de 4 volumes da Obra Literária de Almada Negreiros, edição LMG, FCM e MPS. Em 2006, Sara Afonso Ferreira (SAF), investigadora que viria a integrar o IELT, foi responsável pela primeira investigação do espólio no atelier de Bicesse. Integrará a equipa editorial da obra literária de Almada. O espólio guardado no atelier de Bicesse encontrava-se (e assim continuou até 2019/2020) em grande desordem. 

2010-2013: Um projecto de investigação do IELT prevendo a construção de um site dedicado a modernismo literário (modernismo.pt), liderado por FCM, ganha financiamento FCT. O projecto culmina em 2013 com um colóquio dedicado a Almada Negreiros na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) onde também participa MPS, bem como outros membros do IHA. Dele resultam duas publicações: um número especial da revista do IHA; um número especial da revista Colóquio Letras da FCG. Este projecto deslocou parte substancial do espólio documental de Lisboa para uma sala pequena no atelier de arquitectura das netas de Almada. No âmbito deste projecto foram adquiridos computadores, vários materiais de digitalização e conservação, e prosseguiu-se a uma extensa investigação e reflexão teórica sobre este arquivo documental. Durante o projecto foi feita uma catalogação e digitalização de parte substancial do arquivo documental, contando com o trabalho da equipa de investigadores Ana Maria Freitas, Manuela Parreira da Silva, Luísa Medeiros, Diogo Fernandes, Gonçalo Rodrigues, Sílvia Laureano Costa (SLC), Simão Palmeirim (SP) e SAF, outputs científicos publicados e duas exposições: na Biblioteca Nacional, 2013 (curadoria de SLC, SP, SAF); e na Fundação EDP, 2013) (curadoria de SAF).

A prossecução dos trabalhos de catalogação e digitalização continuaram ao longo dos anos, com trabalho assegurado voluntariamente e por bolseiros do IELT (SLC e SP), e mais recentemente, também do IHA (Giorgia Casara).

No âmbito deste projecto foi criado o site modernismo.pt, gerido pelo IELT, que acolhe o arquivo digitalizado de Almada Negreiros e Sarah Affonso, um Dicionário do Modernismo, e, já depois de findo o projecto, acolheu o Arquivo de Teorização Literária de Fernando Pessoa, um conjunto de revistas literárias e artísticas digitalizadas e exposições virtuais. 

2014: Giorgia Casara (GC) começa a trabalhar em regime de voluntariado no espólio documental de Almada Negreiros e Sarah Affonso, sobretudo na sua biblioteca, e continuará até 2020.

2015: SP (FBAUL/IELT) e Pedro Freitas (FCUL) publicam um livro com problemas de matemática elaborados a partir dos estudos geométricos e matemáticos de Almada Negreiros recorrendo a documentação do espólio (Livro de Problemas de Almada Negreiros, ed. Sociedade Portuguesa de Matemática).

Junho: Colóquio Internacional Almada Negreiros em Pisa, organizado pelo Instituto Camões – cátedra Antero de Quental, dirigida por Valeria Tocco. Da comissão científica fazem parte, entre outros, FCM, SAF, MPS e Andrea Ragusa. Sairá um volume com as actas editado por Valeria Tocco e GC. Variada investigação no espólio documental ao longo dos anos é ali apresentada.

Novembro: colóquio sobre Almada em Madrid, promovido por Antonio Sáez Delgado, com participação de FCM, MPS, SAF e apresentação de investigação resultante do trabalho no arquivo documental de Almada Negreiros. Em 2015 será publicado um volume em Madrid que reúne artigos resultantes desse colóquio.

2015-2019: retoma das edições da Obra Literária de Almada Negreiros com a mesma equipa editorial (FCM, LMG, MPS, SAF) na editora Assírio & Alvim; inclusão nos volumes de vasto material inédito proveniente do arquivo documental. A mesma equipa editorial faz a colecção Breve de Almada Negreiros – edições de bolso com antologias de poemas, ficções, peças de teatro, bem como edição autónoma dos manifestos de vanguarda e de volume especial temático sobre Almada e o cinema. Reeditam-se (com novidades) POEMAS, FICÇÕES, o romance NOME DE GUERRA e publicam-se 5 volumes da colecção Breve.

2016/2017: série de Palestras Almada Negreiros e a Matemática, organizadas por SP e Pedro Freitas derivadas dos seus estudos de documentos geométricos de Almada presentes no arquivo documental. SP lecciona curso livre dedicado ao mesmo tema na FBAUL.

2017: 3 de Fevereiro a 5 de Junho — Exposição José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno na Fundação Calouste Gulbenkian, curadoria MPS, mais de 135 mil visitantes. Esta exposição e as seguintes apresentaram investigação nova só possível através do estudo e conhecimento do espólio documental de Almada Negreiros. Muitos documentos do acervo de Almada Negreiros foram mostrados na exposição. O catálogo é composto por vários artigos que renovaram os estudos sobre Almada, recorrendo ao arquivo documental (420 pp., 3 edições). Ver: José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno

No âmbito da exposição é desenvolvido um site interactivo sobre o painel Começar, 1968, FCG, por SP e Pedro Freitas, baseado nos seus estudos do material sobre geometria presente no arquivo documental. Ver: https://gulbenkian.pt/almada-comecar/o-painel/

2017: O fotógrafo António Coelho, especialista em imagens de arquivo, começa a trabalhar na fotografia de desenhos geométricos de Almada presentes no acervo documental, pondo em prática um projecto piloto de reprodução digital da documentação com grande qualidade técnica. Novembro de 2017: programa Visita Guiada, de Paula Moura Pinheiro, com MPS, sobre pinturas murais de Almada nas Gares Marítimas de Lisboa. Mostram-se imagens de desenhos presentes no espólio.

2017/2018: 30 Novembro a 31 de Março: exposição José de Almada Negreiros: desenho em movimento no Museu Nacional Soares dos Reis em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, curadoria MPS. 7 de Julho a 14 de Outubro de 2018: também promovida pela Gulbenkian, exposição Mulheres Modernas na obra de José Almada Negreiros, Palácio da Galeria do Museu Municipal de Tavira, curadoria MPS. 

Setembro 2018: Inicia o projecto de investigação do IHA PIM – MODERNISMOS IBÉRICOS E O IMAGINÁRIO PRIMITIVISTA (PTDC/ART-HIS/29837/2017), coordenado por Joana Cunha Leal (PI) e MPS (co-PI) que durará até 31 de Agosto de 2022. O projecto incluiu investigação que tirou partido da documentação existente no espólio, havendo vários outputs relativos a Almada Negreiros. Ver: https://iberianmodernisms.weebly.com/results.html

2018/2019: 23 Novembro a 3 de Fevereiro: Lo que cuentan las paredes: Almada Negreiros y la pintura mural, Instituto Cultural Cabanas, Guadalajara, Jalisco, México (no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, país convidado: Portugal), curadoria MPS. 

Junho 2019: Na sequência da criação da Cátedra Almada Negreiros do Instituto Camões na Georg-August Universität em Göttingen, Alemanha, dirigida por Tobias Brandenberger, MPS, FCM e Antonio Sáez Delgado são convidados para a conferência inaugural. Alguns dos trabalhos apresentados resultam dos anos de investigação no arquivo documental de Almada.

2021: SP é curador de duas exposições complementares: Almada Negreiros e os Painéis. Um retábulo imaginado para o Mosteiro da Batalha, Museu Nacional de Arte Antiga; e Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha. Quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado, Mosteiro da Batalha. Para a primeira é realizado um restauro interdisciplinar pelo Instituto José de Figueiredo para o qual foram fundamentais documentos inéditos do acervo. A exposição no Mosteiro manteve-se até fim de 2022, contando com c. 500 mil visitantes e a publicação que a acompanhou foi premiada pela Associação Portuguesa de Museologia na categoria “Investigação”.

GC é bolseira do IHA até Setembro de 2022.

Março/Abril 2021: Inicia-se o projecto de 3 anos do Laboratório Hércules O DESVENDAR DA ARTE DA PINTURA MURAL DE ALMADA NEGREIROS (1938-1956). ESTUDO CIENTÍFICO DAS TÉCNICAS PICTÓRICAS, DOS MATERIAIS E DE DIAGNÓSTICO COMO GUIAS PARA A SUA CONSERVAÇÃO E USUFRUIÇÃO, IR Milene Gil, co-IR António Candeias (PTDC/ART-HIS/1370/2020) de cuja equipa fazem parte MPS e SP. Os pigmentos, materiais de pintura, estudos e outros documentos no acervo de Almada Negreiros são fundamentais para a investigação em curso deste projecto.

14 Junho 2021: É assinado o protocolo entre a NOVA FCSH e a família Almada Negreiros para o depósito do arquivo documental na NOVA FCSH, coordenado pelas UIs IHA e IELT.

Setembro 2021: A estagiária Benedetta Venè da Universidade de Pisa trabalha 2 meses no espólio. Ajuda, sob orientação de MPS e GC, na inventariação pormenorizada com vista à transferência do espólio para a NOVA FCSH.

Novembro 2021: No âmbito do dia do património universitário, a Direcção da FCSH organiza um evento reproduzindo manuscritos do CEDANSA e organizando uma conversa entre Manuela Ribeiro Sanches e Fernando Cabral Martins, com leitura encenada de um poema de Almada. 

2022: 3 Fevereiro de 2022: Primeiro transporte de material do arquivo documental para a sala B202 da Avenida de Berna, sede do CEDANSA.

Março de 2022:  A candidatura conjunta ao World Monuments Fund, elaborada em colaboração pela Associação do Porto de Lisboa, a empresa Nova Conservação (Maria João Revez), o Instituto de História da Arte (MPS) e o Laboratório Hércules, para financiamento do restauro das pinturas murais de Almada nas Gares Marítimas, é vencedora. Seguem-se numerosas visitas e formações relativas a esse projecto com visitantes nacionais e estrangeiros, e a colaboração com o Plano Nacional das Artes para uma acção de formação de professores em que participam MPS e SP. Ver: https://www.wmf.org/project/alc%C3%A2ntara-and-rocha-do-conde-d%C3%B3bidos-maritime-stations-almada-negreiros-murals

Fim de Junho de 2022: Segundo e último transporte do espólio à guarda da família para a Sala B202 da Avenida de Berna.

Setembro a Dezembro de 2022: Preparação para funcionamento do CEDANSA. O pós-doc João Albuquerque (IHA) junta-se à equipa de investigadores.

18 de Novembro de 2022: Assinala-se o dia do património universitário com uma conversa entre MPS e Manuela Ribeiro Sanches, destaque para o CEDANSA e leitura encenada de poema de Almada por Ricardo Aibéo. 

2023: Em Fevereiro o doutorando Andrea Bianchini (Universidade de Pisa) prossegue trabalho de investigação no espólio. Begoña Farré Torras (IHA) junta-se à equipa de investigadores.